Skip to content


Receita: Talharim com molho de linguiça.

Eu gosto de cozinhar, isso não é novidade e, de vez em quando, eu invento ou adapto receitas. Vou começar a postar minhas versões, criações e enganações aqui para seu deleite gastronômico, aproveite :)

A primeira receita é de um macarrão que fiz neste sábado. Vamos lá:

Ingredientes

  • Um pacote de talharim de 500g.
  • 600g de linguiça calabresa defumada (pode trocar por calabresa comum, paio, portuguesa, o que você preferir).
  • 600g de tomates italianos bem maduros.
  • 100g de massa de tomate.
  • Suco de duas laranjas.
  • Manjericão.
  • Uma colher de sopa de polpa de alho.
  • Manteiga e azeite.
  • Sal e pimenta à gosto.
  • Pitada de açúcar
  • Glutamato monossódico.

A primeira coisa a fazer é preparar os ingredientes. Vamos começar pela linguiça.

Tire a pele de cerca de 2 terços dela e bata levemente em um processador ou mesmo liquidificador com cuidado para não desmanchar muito. A idéia é ter linguiça moída, não liquefeita. Claro que se você tiver um moedor de carne, é até mais fácil. O restante da linguiça deve ser picada em rodelas. Misture e separe.

Os tomates italianos são ideias para molhos do gênero mas são meio sacais de preparar. Para descasca-los da maneira correta, faça pequenos cortes em cruz no sentido do comprimento do tomate com uma faca afiada, bem de leve para cortar só a casca. Nem tente puxar, não vai sair. Ferva água em uma panela e coloque água gelada em um recipiente. Mergulhe o tomate por alguns segundos na água fervente e ponha na gelada em seguida. Isso vai soltar a pele que poderá ser removida facilmente. Uma vez feito isso, retire as sementes e pique os tomates do tamanho que achar melhor. Eu prefiro em cubinhos bem pequenos, bem picadinho.

Agora que temos os tomates e linguiça pré-preparados, podemos começar a fazer o prato propriamente dito.

Ponha uma panela grande para ferver com um pouco de azeite e sal. Ela será usada para preparar o talharim al dente assim que o molho estiver quase pronto.

Em uma panela não muito grande, ponha um pouco de manteiga e azeite em fogo alto para dourar o alho. Muito cuidado para não deixar queimar. Assim que o alho estiver dourado, jogue a linguiça e deixe-a até fritar mas não muito seca. Acrescente os tomates e deixe-os refogar por alguns minutos na mistura que deve estar bem oleosa neste momento devido à linguiça. Quando o tomate começar a cozinhar e soltar água, acrescente o suco de laranja e tempere com sal, pimenta, glutamato monossódico (famoso Ajinomoto) e manjericão, tudo à gosto. Uma pitada de açúcar deve ser adicionada para cortar a acidez dos tomates e laranja. Deixe o molho ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando até ficar com boa consistência.

Quando o molho estiver quase pronto, ponha o talharim na água fervente e deixe-o por cerca de 2 a 3 minutos, se for massa fresca, de modo que fique cozido al dente, nem muito mole nem muito duro. Se você acertar os tempos direitinho os dois ficarão prontos ao mesmo tempo. Aí é só escorrer o macarrão, cobrir imediatamente com o molho e levar à mesa.

Posted in Receita. Tagged with , , , .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

You must be logged in to post a comment.